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sábado, 15 de setembro de 2012

                                                          AUTISMO

A quarta e última versão do Manual de Diagnóstico e Estatísticas das Perturbações Mentais caracteriza Transtornos Globais do Desenvolvimento como: prejuízo severo e invasivo em diversas áreas do desenvolvimento: habilidades de interação social recíproca, habilidades de comunicação, ou presença de comportamento, interesses e atividades estereotipados. Os prejuízos qualitativos que definem essas condições representam um desvio acentuado em relação ao nível de desenvolvimento ou idade mental do indivíduo.

São eles: transtorno autista, síndrome de rett, transtorno desintegrativo da infância, síndrome de asperger e transtornos globais do desenvolvimento.

A palavra autismo vem do grego “autos” que significa “eu próprio”, referindo-se a alguém retraído Eugen Blener, ao usar a primeira vez o termo o descreveu como estado de desligamento da realidade acompanhado de uma predominância da vida interior, condicionado a dificuldade de se comunicar. No entanto é impossível falar de autismo sem citar Kanner, pois foi ele quem a descreveu e diferenciou das outras psicoses da vida adulta. Em seus estudos ele observou 11 crianças, destacando três características fundamentais: isolamento, imutabilidade e falta de comunicação. Segundo o DSM IV a principal característica do autismo é o prejuízo da criança em seu desenvolvimento no que se refere a integração social, principalmente na área da comunicação, aquisição da linguagem e estruturação de jogos simbólicos e imaginativos. Conforme o CID-10 o autismo pode ser classificado em duas categorias distintas: o autismo infantil, que possui características iguais as citadas acima, no DSM IV, e o autismo atípico, que ocorre geralmente em crianças que apresentam uma deficiência mental profunda ou um transtorno grave do desenvolvimento de linguagem.

 

 

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